domingo, 25 de novembro de 2012

Estratégias de marketing de cinema

Os trailers costumam ser a primeira chance de promover um filme para seu público alvo. Os distribuidores exibem trailers que são meticulosamente editados e testados para a audiência até mesmo um ano antes do filme ser lançado. A ideia é dar aos frequentadores de cinema um sabor das risadas, dos efeitos especiais e surpresas das tramas dos próximos lançamentos do estúdio, e ao mesmo tempo deixar as pessoas com vontade de ver mais. 

 Na mesma época em que os primeiros trailers chegarão aos cinemas, o estúdio lançará o site oficial do filme. Os sites típicos para filmes permitem que os visitantes vejam várias versões do trailer, assistam entrevistas por trás das cenas e minidocumentários, leiam sinopses, baixem toques para celular e papéis de parede, joguem, conversem em fóruns e até comprem seus ingressos antecipadamente. O site oficial do filme é apenas o começo de uma campanha publicitária ainda maior pela internet.

Com a aproximação da data de estreia do filme, os publicitários tentam conseguir cobertura favorável da imprensa em jornais, revistas e programas de TV. A principal tática de publicidade é chamada de coletiva para imprensa. Em uma coletiva, jornalistas, repórteres de entretenimento e críticos de cinema são levados para um lugar especial para entrevistas com os astros e criadores do filme. Os atores, diretores e roteiristas sentam-se em salas separadas e os repórteres são levados de um a outro para fazer suas perguntas.

 Essas coletivas de imprensa são ambientes altamente controlados, onde as entrevistas contam com a presença de um assessor de imprensa, que garante que as entrevistas nunca se desviem dos tópicos positivos. Se você já viu uma entrevista de TV com um ator sentado em frente a um cartaz de seu filme, ela veio de uma dessas coletivas de imprensa.

 Semanas antes da estreia nacional do filme, o departamento de promoção começa um arrastão publicitário. A ideia é bombardear o público com tantas imagens e promoções que o filme acabe se tornando um evento "imperdível". Os publicitários enchem as laterais de ônibus com anúncios, colocam outdoors em toda a cidade, exibem toneladas de trailers para TV, colocam anúncios de página inteira em jornais e revistas, e os astros do filme aparecem nos principais talk shows.

 A internet vem se mostrando como um ponto preferencial para esses arrastões publicitários. Os publicitários podem colocar anúncios interativos elaborados nos sites mais frequentados por seu público alvo. Eles também podem lançar clipes por trás das cenas, trapalhadas de gravação e outros vídeos virais em sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube. Ou eles podem lançar diferentes clipes de mídia e deixar os fãs criarem seus próprios trailers.

 Outra estratégia popular é usar produtos muito visíveis ligados ao filme e parcerias corporativas. Mas semanas antes do lançamento de "O Grinch", imagens do Grinch apareciam em pacotes de biscoitos, caixas de cereais e latas de refrigerante. Mesmo o Serviço Postal dos Estados Unidos entrou em ação, carimbando cartas com mensagens especiais de "Boas Festas!" modificadas. Para a publicidade de filmes infantis, o grande segredo é colocar brindes promocionais no McLanche Feliz do McDonald's.

 Uma estratégia final da publicidade de cinema é o golpe publicitário, um evento planejado em que alguém faz algo extremamente tolo, perigoso ou espetacular para atrair mais atenção à estreia do filme. Um exemplo foi quando os publicitários de "Os Simpsons" transformaram várias lojas da rede de conveniências 7-Eleven em réplicas do Kwik-E Mart de Springfield.

Um comentário:

  1. Chama a atenção o fato de que, apesar da irrefutável importância dos produtos do setor e de seus impactos diretos e indiretos sobre cadeias produtivas, o marketing para cinema ainda mereça pouca atenção dos estudos acadêmicos realizados no Brasil.

    ResponderExcluir