A indústria do cinema é cíclica e sazonal por natureza. Os lançamentos dos grandes estúdios são combinados durante o verão, Natal e feriados prolongados. Com tantos filmes de alto escalão brigando pela mesma audiência, os publicitários precisam descobrir um jeito de fazer seus filmes se destacarem.
©Paramount Pictures
Cartaz de divulgação do filme Bee Movie
Cartaz de divulgação do filme Bee Movie
Nos últimos anos, a tática geral tem sido "pensar grande". Para os
filmes caros, a campanha de marketing sozinha pode custar até metade do
orçamento total da produção. Então, se um filme custou US$ 80 milhões para ser feito, o distribuidor
deve gastar algo em torno de US$ 40 milhões em publicidade e promoção.
Em 2007, o orçamento de publicidade médio para um lançamento de um
grande estúdio de Hollywood era de US$ 35,9 milhões.
A esperança, claro, é de que todo investimento em publicidade tenha
retorno em vendas de ingressos. Um dos mais importantes indicadores do
sucesso de uma campanha publicitária de cinema é o resultado das vendas
brutas do primeiro final de semana do lançamento do filme. As vendas na
semana de lançamento são um reflexo direto de quanta expectativa e
empolgação foram geradas pela campanha promocional.
Mesmo que um filme seja péssimo, números sólidos na semana de estreia
podem ser o suficiente para obter mesmo um pequeno lucro para o estúdio.
Não é raro que os grandes filmes de Hollywood consigam 40% de seu lucro
bruto na semana de estreia. Assim que a notícia de que o filme não vale
o dinheiro é espalhada, alguns filmes experimentam quedas
significativas da primeira para a segunda semana. O melhor exemplo é o "Hulk," de Ang Lee, que obteve 47% de seus lucros totais na semana de lançamento, e então conseguiu 69% a menos na segunda semana .
- jornais: 10,1%
- rede de TV: 21,6%
- comerciais de TV (comprar tempo de comercias em estações de TV individuais): 13,9%
- internet: 4,4%
- trailers em cinemas: 4,2%
- outras mídias (incluindo TV a cabo, rádio, revistas, outdoors): 24%
- outros - fora da mídia (pesquisa de mercado, promoção/publicidade, serviços criativos): 21,8%
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