domingo, 25 de novembro de 2012

Práticas de marketing de filmes no Facebook

Filmes tinham uma presença mínima no início da história de marketing do Facebook. Normalmente, as páginas de filmes listam informações rudimentares. Às vezes, um comerciante criava páginas para personagens individuais de um filme, mas isso era inovador naquela época. Desde então, contudo, a plataforma tem crescido em uma importante ferramenta para se conectar com os fãs de cinema antes e depois de uma estreia. Veja algumas prática de marketing no Facebook quando o assunto são filmes!

A página de “Immortals” permite que usuários acessem o conteúdo escolhendo entrar como “Deus” ou “Deusa”. De acordo com sua escolha, você conhece caminhos e histórias distintas a respeito de detalhes do filme. O filme “Carros 2” também ajuda fãs a criar um novo tipo de interesse, apresentando pequenas história individuais para personagens. Na página, usuários podem conhecer e compartilhar informações sobre cada um dos “carros”, além de cenas exclusivas do filme e pôsteres.

O longa “Tron” foi produzido com tecnologia avançada e a página do Facebook também possui uma proposta tech, na qual o layout é futurista e apresenta opções de compartilhamento de vídeo, enviar mensagens personalizadas (“gifts”), acessar loja virtual, escutar músicas, ver fotos do filme e jogar game pela página. Ainda na guia “Facemap”, da página oficial de “Tron”, é possível fazer upload de uma foto do seu rosto e inserí-la como se fosse um dos personagens do filme.

Outra boa oportunidade explorar filmes no Facebook é oferecer uma nova perspectiva de divulgação. Na página oficial do filme “Thor”, usuários podem “destruir” graficamente um website utilizando o martelo que o personagem usa como arma no longa, além de haver um quiz para descobrir  com qual personagem você se parece. A tática do quiz também é rotineira; até o filme infantil “Pooh” usa a ferramenta.

A página do filme “Saga Crepúsculo” abre espaço de fórum dividido em postagens oficiais, fãs, elenco, sites de fãs. Ali fica disponível um feed informativo com informações vindas de Twitter, Facebook, MySpace e YouTube. Qualquer um pode participar. A página “Saga Crepúsculo: Amanhecer”, é possível você colocar seu nome na lista de presença do casamento que acontece entre os personagens do filme.

2 comentários:

  1. Não é à toa que o marketing digital se tornou uma das prioridades nos investimentos em publicidade e propaganda. É uma forma prática, dinâmica e acessível para empresas de qualquer porte ou segmento promoverem seus negócios e estarem em contato com clientes e consumidores.

    Um bom exemplo é o Google Adwords, um canal de publicidade em que qualquer pessoa, com algumas horas de treinamento, é capaz de criar e gerenciar seu próprio anúncio de publicidade. Outro mais recente é a Like Store, do Facebook, em que é possível não só divulgar, mas vender os produtos diretamente na fan page.

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  2. Tauan Cruz Alves

    Sou estudante de design gráfico mas quero trabalhar na área de computação gráfica principalmente na área de design 3d. É uma área que está crescendo muito e é usado em filmes de animação 3d, games, propagandas, etc.

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